teatro do instante > espetáculo
en contra - experimentos
(2015)
Eu tenho um filho, um filho que amo muito. Quando ele crescer, vou contar-lhe como eram os humanos. Vou explicar a ele o que faziam aos seus semelhantes, os horrores que não quiseram evitar e o legado que deixaram para nós.
Esteve Soler
Entre 2014 e 2019 o Teatro do Instante se debruçou sobre a premiada trilogia En Contra, do autor catalão Esteve Soler, sendo o primeiro coletivo artístico brasileiro a traduzir e trabalhar com essa obra, até então inédita no país. A partir da trilogia, o coletivo realizou três montagens profissionais, além de alguns experimentos acadêmicos com textos do autor.
A montagem En Contra - Experimentos, de 2015, trouxe à cena o primeiro texto da trilogia, Contra o Progresso, e estreou no CENA - Festival Internacional Cena Contemporânea. Esse mergulho na obra de Esteve Soler teve direção de Diego Borges e colaboração de artistas do Teatro O Bando, de Portugal. João Brites contribuiu com o processo em uma das idas do Teatro do Instante à Palmela (PT), e Sara de Castro, Rui M. Silva e Guilherme Noronha vieram ao Brasil para colaborar na finalização da montagem.
Apresentada em espaços não convencionais, a montagem partiu das interações entre as dramaturgias de atuação, textual, sensorial e espacial. A obra de Soler flerta com o teatro do absurdo e traz importantes críticas por meio de um humor ácido em situações por vezes bizarras.

ficha técnica
Dramaturgia:
Esteve Soler
Direção:
Diego Borges
Atuação:
Alice Stefânia, Diego Borges, Fernando Santana, Marcelo Pelucio, Rachel Mendes, Rita de Almeida Castro
Direção de movimento:
Giselle Rodrigues
Iluminação:
Diego Borges
Colaboração artística:
Antenor Ferreira, Pedro Benevides e Yasmin Daltrozo
Colaboração artística TeatrO Bando:
Guilherme Noronha, João Brites, Rui M. Silva e Sara Castro
Registro videográfico:
Bruno Corte Real
Tradução:
Aline Balduíno com a colaboração do grupo
Apoio:
Universidade de Brasília
Financiamento:
Crowdfunding (1ª Temporada)
Temporadas:
Brasília - Condomínio Verde, Teatro da Caixa Cultural e Casa Niemeyer. Palmela (PT) - Sede do Teatro O Bando


















