
integrantes

Alice Stefânia
Artista-docente, com doutorado em Artes Cênicas pela UFBA (2007) e mestrado em Artes pela UnB (2000). Professora do Departamento de Artes Cênicas e do PPGCEN na UnB. Uma das coordenadoras do Grupo de Pesquisa Poéticas do Corpo e do coletivo Teatro do Instante. Além dos trabalhos integrados a esse contexto, descritos nesse site, sua trajetória traz ações artísticas com Corpos Informáticos, Tribo Atrito, Cia. Piramundo, Virgens de Capricórnio e Companhias do Teatro Vila Velha (BA). O espetáculo Traços, criado no doutorado, conquistou 7 prêmios no Festival de Monólogos de Teresina. Pela Mostra SESC-DF foi 2 vezes indicada como atriz e 1 como diretora. Dirigiu espetáculos universitários selecionados, indicados e/ou laureados em mostras como ELEVADOR (SP), FETO (BH), FITUB (Blumenau), FUGA (Goiânia), CEU (DF) e Tripé WEB (DF). Entre 2018 e 2019, durante pós-doutorado na Unicamp, integrou a criação de 3 versões do espetáculo “Netos de Gungunhana”, em intercâmbio entre Brasília, Maputo e Lisboa. Em 2025, durante pós-doutorado na USP, criou o solo “Galhada”, em tempos de Fissura. No audiovisual atuou nos filmes “Amor ao Quadrado” (René Sampaio), “Capitão Astúcia” (Felipe Gontijo), “Simples Mortais” e “Até que a casa caia” (Mauro Giuntini), dentre outros.
Contato: alicestefania@gmail.com

Bidô Galvão
(Ana Cristina F. Galvão)
Atriz desde 1980 e professora do Departamento de Artes Cênicas/IdA/UnB, desde 1992. Obteve o título de doutora em artes em 2019. Trabalhou com diversos diretores de teatro: João Antônio, Alexandre Ribondi, Plínio Mosca, Dimer Monteiro, Guilherme Reis, Fernando Villar, Iben Nagel Rasmussen, Fernando e Adriano Guimarães, Murilo Grossi, William Ferreira, Hugo Rodas, Antônio Abujamra, dentre outros. Recebeu 3 prêmios de melhor atriz nos anos 80\90. Membro da Companhia dos Sonhos, dirigida por Hugo Rodas e patrocinada pela Brasil Telecom, participou de festivais pelo Brasil através do projeto Palco Giratório; membro do Grupo Cena e do Grupo Teatro do Instante. No cinema atuou em algumas curtas e longas metragens, dentre eles: “Louco por cinema”, “A repartição do tempo”, “Acaso”, “O homem cordial”, “Descaminhos”, “Desmemórias” e nos telefilmes veiculados pela Globo “Licença Prêmio” e “Maria”. Em 2014 foi homenageada pelo Prêmio SESC do Teatro Candango por sua contribuição ao teatro brasileiro.
Contato: acfilgueiragalvao@gmail.com

Diego Borges
Artista, doutor em artes da cena pela Universidade Federal da Bahia/Brasil e em estética, ciências e tecnologias das artes pela Paris 8, na França. Tem percurso interdisciplinar sobre a teoria e prática da pesquisa em criação no teatro, dança e performance. É mestre e bacharel em artes cênicas pela Universidade de Brasília-UnB. É artista-pesquisador do coletivo Teatro do Instante e colaborador com o Teatro O Bando, de Portugal, desde 2009. Trabalha em projetos com coletivos e artistas dos Estados Unidos, Colômbia, Argentina, Dinamarca, Polônia, Itália, França e Lituânia. É criador e professor do First Body Programme, uma metodologia internacional de criação transdisciplinar - teatro, dança, artes visuais, literatura e performance. Essa metodologia está em desenvolvimento desde 2016 e já foi compartilhada em onze países de três continentes diferentes, por meio de workshops, residências artísticas, aulas e palestras. Mais de mil alunos já participaram dessas atividades ao longo dos quase dez anos de existência. O First Body Programme propõe uma abordagem filosófica e prática da criação nas artes da cena a partir do corpo na relação com o mundo. Saiba mais em www.firstbodyprogramme.com
Contato: diborgescontato@gmail.com

Fernando Santana
Ator, diretor teatral e fotógrafo. Graduado em Teatro pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (2004). Ministrou cursos de fotografia no Centro de Pesquisa Fotográfica da faculdade CEUB. Foi professor no curso de Teatro da faculdade IESB e ofertou oficinas de teatro no Teatro Dulcina de Moraes (Brasília DF). Trabalhou como assistente de Direção em montagens de artistas como Tulio Guimarães, Eliana Carneiro e Alice Stefânia. Realizou trabalhos como produtor de elenco, editor e diretor de produções audiovisuais na produtora Cine Group. Dirigiu montagens teatrais acadêmicas como “Sertões” e “O Casamento Suspeitoso”. Atuou em peças teatrais como “Duplos” (Alice Stefania) e Zaratustra (Maura Baiochi). Como fotógrafo realizou registros de inúmeros espetáculos e tem fotos publicadas nos livros “Traços e devires de um corpo cênico”, de Alice Stefânia (2013, Editora Dulcina) e “Poéticas do Corpo - Instantes em Cena (2016, Editora UnB). Desde 2013 é membro do coletivo artístico Teatro do Instante, onde participa de produções artísticas como ator - como nos espetáculos “Netos de Gungunhana”, “Contra o Amor” e “En Contra Experimento”, e nos filmes “Descaminhos” e “Desmemórias” (Armando Fonseca) - e colabora como técnico em audiovisual, fotografia e sonoplastia.
Contato: fersantana3@gmail.com

Giselle Rodrigues
Coreógrafa, Bailarina e atriz, doutora em Artes/UnB, professora do Dept. de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Trabalhou como dançarina e coreógrafa do grupo Endança (1982/1996). Participou do American Dance Festival (1993) como residente convidada. Estudou coreografia na London Contemporary Dance School at The Place (Inglaterra-1997/98). Atua como coreógrafa e na direção de movimento de espetáculos de teatro e dança desde 1985, tendo trabalhos apresentados no Brasil e em festivais internacionais. Criadora e diretora da Cia. baSiraH – Dança Contemporânea (1997/2011), sendo responsável pela montagem de mais de 20 espetáculos. Atualmente integra o grupo Teatro do Instante e coordena o Núcleo Experimental em Movimento (grupo de pesquisa - UnB), e desde 2016 é curadora do Festival Movimento Internacional de Dança de Brasília. (MID).
Contato: gisellerbrito@gmail.com

Marcelo Pelucio
Ator e pedagogo, com uma carreira dividida entre a dedicação às artes cênicas e aulas de inglês e teatro. Integra o coletivo Teatro do Instante, vinculado ao Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB). Sua trajetória artística abrange trabalhos no teatro, cinema e televisão. No teatro, participou de mais de 40 produções, tendo iniciado sua carreira profissional em 1992 com Robson Graia. No cinema, atuou em curtas e longas como “Foguete” (2020), no papel de Marcos César e “Advento de Maria” (2020), interpretando o personagem Padre Lucas. Além disso, esteve presente em produções televisivas, como a minissérie “Amor da minha vida” (Star +) e outros. Paralelamente, como professor atualmente na Alemanha, leciona inglês em escola de educação especial e instituto de idiomas. No mundo virtual, coordena o canal “Take 2” no YouTube, espaço dedicado a entrevistas e discussões sobre as artes cênicas e desenvolveu o website “Passearte”, um espaço agregador para artistas das artes vivas.
Contato: pelucio.marcelo@gmail.com

Rachel Mendes
Atriz. Iniciou sua carreira na dança estudando as técnicas de Klauss Vianna, Rudolf Laban, dança contemporânea, Butoh. Em 1990, em São Paulo participa dos espetáculos “A noiva que se assusta vendo a vida aberta” e “Andra” (solo), direção Maura Baiocchi. Morou em Berlim de 1993 a 1997, onde criou e apresentou as danças curtas: “Zu”, “Ophelia”, “Red-Light”, “Made in Amsterdam”, dentre outras. De 1998 a 2002 trabalhou na Faculdade Dulcina de Moraes como professora de artes cênicas e codirigiu o Grupo de Teatro Dulcina. Desde 2009 é atriz-pesquisadora do coletivo Teatro do Instante. Outros trabalhos: 2007, “Mundus Novus”, dirigido por Kenia Dias; 2004, “Festa de Mulher”, dirigido por Ricardo Guti; 2003, “Verdadeiro ou Falso” (solo), dirigido Marcela Hollanda; 1999, “Ser-Tão”, dirigido por Maurício Gaspar. Dirigiu as peças “Dois perdidos” e “Dois de Paus” que circularam 36 cidades pelo projeto Palco Giratório do SESC em 2006; “História redonda sobre o nada” de Arthur Tadeu Curado; “As bondosas” e “Cordel das três donzelas”, com o grupo Depois Das Cinco. Codirigiu “Noctiluzes” com Sérgio Sartório e “5 minutos” com Jonahtan Andrade. Fez a assistência de direção e de arte de “À espera de Godot”, dirigido por William Ferreira
Contato: racamendes@gmail.com

Rita de Almeida Castro
Atriz, diretora e docente. Doutora em Antropologia pela USP (2005). Mestre em Antropologia pela UnB (1992). Docente na graduação e pós-graduação do Departamento de Artes Cênicas da UnB. Uma das coordenadoras do Grupo de Pesquisa Poéticas do Corpo e do coletivo Teatro do Instante. Participa dos coletivos Colagens Antropo(i)lógicas e Canto das Ondas. Atuou, entre outros filmes, na obra “Mundos”, com o Teatro do Instante, que ganhou menção honrosa no Festival Internacional de Ecoperformance, em 2023. Dirigiu, entre outras peças, a obra “Voa”, com o coletivo Antônia, que ganhou o prêmio de melhor espetáculo infantil na Mostra SESC-DF de 2017. Em 2018 fez o pós-doutorado em Comunicação e Semiótica na PUC-SP e criou, com o coletivo Canto das Ondas, a exposição “Por sobre o tempo cristal corpo flutua”. Em 2024 fez o pós-doutorado no Lume Teatro – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp e apresentou, com o coletivo Canto das Ondas, a exposição “Tiempos Oníricos”, em Xalapa, no México. Pesquisa relações entre teatro e performance, dramaturgias dos sentidos, arte como campo expandido, processos de treinamento e criação artística envolvendo práticas orientais. Tem artigos publicados em livros e periódicos na área de antropologia e artes.
Contato: ritadealmeidacastro@gmail.com

William Ferreira
Bacharel em artes cênicas pela UnB é diretor, ator, diretor de arte, performer, bailarino profissional. Atuou com renomados mestres de dança e teatro no Brasil e no exterior. Como ator, trabalhou sob direção de Matthew Lenton (Escócia), Edgar Honetschlager (Japão), Hugo Rodas , Adriano e Fernando Guimarães (Companhia Gabinete 3), Miriam Virna, Catarina Accioly, Alice Stefânia, Diego Borges e muitos outros em 38 anos de carreira. Atuou na produção “Tomorrow” do grupo Vanishing Point (Escócia)tendo se apresentado em festivais internacionais e na China. Na Companhia Cena atuou em “Inventários e Heróis”. No teatro do Instante atuou em “Contra o Amor”. Fez várias participações em novelas e minisséries. Atuou em longas como “AUN” (Edgar Honetschlager), “Araguaia, A Conspiração do Silêncio” (Ronaldo Duque) entre outros curtas com trajetória nacional e internacional. Dirigiu os espetáculos: “Cartas de um Sedutor”; “Cabaré das Donzelas Inocentes”; “A Obscena Senhora D”; “Dona Bolota e o Segredo da Árvore Encantada”; “Deu Trelelê na família S.A”; “A Caixa de Aila”. Fez direção de arte no documentário “Rodas de Gigante” (Catarina Accioly) e nas ficções “Mundos” e “Descaminhos” produzidos pelo Teatro do Instante.
Contato: williamferreira15@gmail.com