top of page

poéticas cênicas para os primeiros anos

Rita de Almeida Castro dirigiu duas peças teatrais para o público da primeira infância: Voa e Memória de Árvore. Em ambas as montagens atuou como diretora do espetáculo e orientadora das atrizes Cirila Targhetta e Katiane Negrão, no processo do mestrado em Artes Cênicas na UnB,  com temas relacionados aos processos criativos das obras cênicas. 

memória de árvore

Memória de Árvore apresenta cenas poéticas do encontro de uma humana com as plantas, por meio de teatro de animação, teatro de sombras e dança, traz uma relação de afeto, vínculo, respeito, cuidado e ludicidade que estimulam crianças e adultos a trazerem lembranças de sua relação cotidiana com a natureza. A peça é criada especialmente para a faixa etária de quatro a seis anos, e para todas e todos que acompanham a infância. Plantas reais compõem o cenário, algumas são personagens da peça junto da atriz, outras são material de interação com o público que ao final da peça é convidado a construir uma mandala de flores, plantas aromáticas (e medicinais), plantas de poder e proteção, como a espada de São Jorge.  

 

A estamparia botânica está presente no figurino, objetos de cena, banner, todos feitos de tecidos orgânicos. A peça também é um convite à escuta, tanto de si mesmo, quanto o que cada ser à nossa volta pode nos dizer se nos propusermos a ouvir. O que uma pedra pode nos dizer? Um rio, uma planta, o vento, o silêncio. Com uma paisagem sonora criada com muitos elementos da natureza que anunciam estações, a trilha composta especialmente para a peça, traz sons de piano, voz, violão e outros instrumentos. Sem palavras, inspirada em memórias, lendas, mitos e poesias, temos uma dramaturgia corporal, sonora e imagética. Com direção de Rita de Almeida Castro e composição musical de Júlia Ferrari, a peça é interpretada e concebida por Katiane Negrão, com seus vinte anos de investigação em teatro de animação com a Cia. Tato Criação Cênica e seus oito anos com o grupo Psoas e Psoinhas, que une dança, educação somática e o universo da primeira infância. 

ficha técnica

Concepção, pesquisa e coordenação geral:

Katiane Negrão 
Direção:

Rita de Almeida Castro
Performance:

Katiane Negrão
Composição e Direção Musical:

Júlia Ferrari 
Arranjo e gravação:

Mateus Ferrari
Cenografia e adereços, criação e construção:

Luciano Porto
Suporte na preparação do Movimento Somático:

Rossana Alves 
Colaboração na pesquisa Ecosomática:

Susana Prado
Consultoria em dramaturgia física no teatro de animação:

Dico Ferreira 
Iluminação:

Manu Maia
Figurino:

Larissa Miyashiro
Adereço de figurino:

Pedro Cobra
Maquiagem:

Júlia Gunesch
Vivências sensoriais:

Katiane Negrão e Rossana Alves
Pesquisa em arte para primeira infância:

Grupo Psoas e Psoinhas 

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page